blogarama.com

sábado, 31 de março de 2012

Uso do seu material!!!

www.altamontanha.com.br


O post de hoje, vou falar um pouco sobre a importância de saber utilizar todo o seu material.

Vou começar com um exemplo muito simples. Você comprou uma barraca nova, não montou ela antes em casa, e foi fazer uma caminhada de três dias. O primeiro dia de caminhada foi mais longo que o esperado, e você chegou à noite no lugar do acampamento, onde estava ventando muito e dando sinais de chuva. Você começa a montar a barraca correndo, mas aquela barraca que era para ser moleza de montar, se torna um inferno. Está escuro, ventando, você está cansado e para melhorar está prestes a chover. Isso sem contar o risco de estar faltando uma vareta ou qualquer outra parte da barraca.

Esse é um caso muito comum, que já vi muitas pessoas fazendo inclusive eu. Nos temos a sorte de na maior parte do Brasil nosso clima ser muito quente. Molhar todo seu equipamento ou passar uma noite na chuva no nordeste não vai te matar, provavelmente só um friozinho e quem sabe uma gripe depois. Mas se você estiver no inverno no sul do país ai a estória começa a mudar. Já que por lá temos temperaturas negativas. Se for falar em regiões de montanha ai sim você está F... Em vez de tentar montar a barraca, cava uma cova, que é mais útil.

Vou dar outro exemplo simples. Lendo em vários blogs, o pessoal fala para levar, bisturi, e linha de sutura, no seu kit de primeiro socorros! Vocês estão pensando em fazer uma cirurgia no meio do mato?

Não adianta se alguma coisa grave acontecer você tem que ir direto para um hospital e não dar uma de medico. Só leve material assim, se você souber usar! Pois facilmente você pode piorar a situação. E quando falo de souber usar, não estou falando de um curso de final de semana de primeiro socorros. A lei brasileira fala, que se você prestar socorros, e piorar a situação a culpa é sua e você pode ser julgado por isso.

Por isso galera, conheçam seus materiais de olhos fechados, pois isso pode te evitar muito problemas, e se não souber usar, não leva.

Um comentário: