blogarama.com

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como escolher sua barraca?

Todos ficam em duvida quando vão comprar qualquer equipamento novo, e com a barraca não é diferente. Por isso vou dar algumas dicas que irão ajudar na hora da escolha. Desculpem mas o post ficou meio grande.  

Você deve fazer algumas perguntinhas básicas quando for comprar a sua nova barraca.

A primeira e mais importante pergunta é aonde vou usar? Camping? Praia? Mata fechada? Alta montanha?  

Esta pergunta ira ajudar a definir quais características você precisa para poder escolher o modelo.

altamontanha.com
Uma barraca 4 estações, é indicada para o fim do mundo, pois aguenta ventos, chuva, neve, tudo isso ao extremo. O que na maioria das vezes não ocorre no nosso país. Normalmente estes modelos, são mais pesados e mais caros. Se você for para o exterior como Patagônia, Himalaia, qualquer coisa do gênero essa é a sua pedida.  

E o segundo modelo é o 3 estações, este normalmente te protege contra chuva, vento e até neve mas não ao extremo. Mas acho que para o Brasil este modelo é mais que suficiente e o mais encontrado.

Depois que você decidiu qual é o modelo que você precisa vamos às características.

Quantas pessoas vão dormir na barraca? Isso é muito importante saber, pois não tem lógica levar uma barraca de 8 pessoas para 2 dormirem ou uma de 2 para 8 dormirem. Mesmo em campings, alguns deles cobram a mais se sua barraca for muito grande, já que ocupa mais espaço.

Depois de definir quantas pessoas dormirão na barraca. Você precisa olhar o que os fabricantes chamam de coluna de água. Para mim este item é o mais importante, se você escolher bem o local da sua barraca e montar ela bem fixada ela resiste a vento, mas não tem nada que faça resistir a chuva, só se montar dentro de casa.

A coluna de água é como os fabricantes definem quanto à barraca é resistente a chuva, e vem numerada em milímetros. Como em 90% do Brasil chove, e chove MUITO! Procure uma barraca com uma coluna de água de no mínimo 1500mm.
barraca teto simples

Outra duvida constante com um teto ou com teto e sobreteto? Todas as barracas que conheço de um teto, tem uma coluna de água relativamente baixa, entre 800 a 1000mm. Por isso prefiro a com teto e sobreteto. Apesar de ser mais pesada e um pouco mais chata de montar.
barraca com sobreteto e avanço

Uma coisa que sempre procuro ter em minhas barracas é um avanço ou também conhecido como varanda. Que nada mais é do que um puxadinho do sobreteto da barraca. Ele é muito útil para deixar botas, material de cozinha ate mesmo mochilas protegidos, mas fora da barraca. E se possível procure uma barraca com duas entradas, isto melhora a circulação de ar dentro da barraca, evitando que sua barraca vire uma sauna.
barraca mansão

E claro por ultimo, mas não menos importante peso! O peso esta diretamente ligado ao tipo de uso e conforto que você deseja. Para uso em camping peso não é um diferencial, já que vai tirar do carro e montar. Já se você vai usar em trekking ou grandes jornadas peso é o principal obstáculo.  Hoje se encontra barracas de 1 ou 2 pessoas com até 2kg.
barraca 1 pessoa

Uma coisa que acho importante deixar claro, sempre compre o melhor equipamento que você pode pagar. Não adianta pagar R$800,00 numa barraca e depois não ter dinheiro para ir acampar. Eu como muita pessoa por ai começei a acampar com uma delta 3. Passei alguns perrengues, mas sobrevivi, e hoje tenho mais estórias para contar. Isso falando em Brasil onde não temos clima extremos, NUNCA vá a alta montanha com uma delta 2 ou você esta F....!!! Por isso se é a sua primeira barraca e você não tem experiência ou não sabe se você vai curtir mesmo, comece com um modelo mais barato e vá aprimorando seu equipamento aos poucos.
delta 3

Por hoje é só.



 

Um comentário:

  1. Olá, PR! E ai tudo bem? Brother vc sabe onde posso comprar uma barraca mansão. Pois a muito tempo tento comprar uma barraca desse porte e aqui no Brasil quando tem é muito cara, por gentileza se caso saibas de algum lugar que possa comprar uma barraca desse porte me deixe uma mensagem, pois vou seguir as suas dicas. Desde já agradeço atenção. Abraço

    Gleydson.

    ResponderExcluir