blogarama.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

O que encontramos em uma barraca?

Na segunda parte do post sobre barracas. Vou falar um pouco sobre os materiais que são normalmente usados na fabricação das barracas.

Nylon: as barracas nacionais, normalmente usam nylon 70, que quando impermeabilizado tem grande poder de resistência a água, mas é extremamente frágil, se acontecer de rasgar, já era, um buraquinho vai virar um buracão rapidinho. Já o nylon rip-stop, muito utilizado no exterior, tem um sistema de tranças que se torna mais resistente a rasgos, e se mesmo assim acontecer de rasgar essa trama é mais resistente impedindo de o rasgo aumentar. Este tipo de nylon esta começando a ser utilizado pelos produtores nacionais.

Varetas:  São a estrutura da barraca, geralmente são conectadas internamente por um elástico que facilita na montagem e desmontagem, normalmente são feitas dois materiais:
-Fibra de Vidro: Mais barata que a de alumí­nio porém mais pesada e frágil. É indicada para camping convencional onde as condições climáticas não são tão exigentes.
 -Alumí­nio: Feita de tubo de alumí­nio extrudado 7075 é mais leve e resistente que a fibra de vidro, ideal para situações de ventos fortes, neve e onde o peso faz diferença como em longas caminhadas ou escaladas.


Costuras seladas : os micro furos que a máquina de costura faz são cobertos por uma fita termoaderente protetora que não permite que a água entre. Costura selada de fábrica é sempre mais eficiente que selar em casa, com produtos especiais – estes deverão ser usados apenas quando não vêm seladas de fábrica, o que não acontece com as nossas barracas.


Tela ou mosquiteiro: tem primeira função proteger a barraca da entrada de insetos, e a segunda função que é muito importante aqui no Brasil, é a ventilação. hoje alguns modelos estão vindos com  telas no-see. Essa tela dificulta a visão de quem esta fora da barraca olhando para dentro, dando mais privacidade aos ocupantes.



Por hoje é só.

Inté a próxima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário