blogarama.com

domingo, 18 de março de 2012

Espiriteira, todo mundo pode ter a sua!


 Fala Galera

Como todo aventureiro que se preze, gosta de economizar. Hoje irei mostrar como você pode fazer sua espiriteira com latinha de refrigerante. É super simples, rápido e barato de fazer. Evitando os gastos absurdos que são os fogareiros em nosso país.
Material:
2 lata de refrigerante ou cerveja do mesmo modelo
1 caneta
1 moeda de 1 centavo ou 10 centavos 
1 canivete suíço
Ou
Uma tesoura e um prego pequeno

1)      Primeiramente iremos fazer a marcação na ”bunda” da lata. Onde iremos furar para criarmos a boca do fogão e o furo no meio da lata para recarga da espiriteira. Tente fazer isso o mais distribuído possível e padrão possível. Para ter uma chama bem distribuida.


2)      Após fazer a marcação fazermos os furos usando o escariador do canivete ou o prego. Tente fazer todos os furos do mesmo tamanho.


 3)      Agora faremos a marcação para poder cortar. Eu marquei aqui mais ou menos 3,5cm. Não aconselho o tamanho do fogão passar de 4cm, se não demora muito para acender, e gasta mais combustível.


 4)      Cortar as latas o mais padrão possível.


 5)      Encaixar uma na outra, lembrando que a lata com os furos fica por dentro. Está pronto, agora é só testar.

moeda utilizada para tampar o buraco de abastecimento
6)      Como combustível da sua espiriteira, você utilizara álcool 92°, encontrado não tão facilmente em supermercados,  podendo usar álcool automotivo sem problemas, queima ainda melhor)  Para acender a espiriteira, deve colocar 3 tampinhas de álcool, pelo buraco central, colocar a moeda tapando o buraco central, espalhar ¼ de tampa em volta dela para poder dar o aquecimento inicial. Após o álcool começar a ferver você ira observar que a cor da chama muda de amarelo para azul. Nessa hora é só começar a cozinhar.

LEMBRANDO SEMPRE: as crianças não devem tentar fazer suas espiriteiras, sem a supervisão de um adulto, pois sempre existe o risco de um acidente. E mesmo os adultos devem prestar atenção no que estão fazendo.
Outra coisa importante, nunca use sua espiriteira dentro de barracas ou em casa, para evitar o risco de incêndio.
Esperam que vocês se divirtam fazendo esse modelo simples de espiriteiras.
Até a próxima.

7 comentários:

  1. Olá PRI. Fantástica sua idéia. Como uso a moeda?
    Paulinho

    ResponderExcluir
  2. Tem um americano que vende esse tipo no EBay que alerta para a necessidade de remover a pintura da lata pois o produto da queima da mesma é carcinogênico. Isso procede?

    ResponderExcluir
  3. Oi eu queria saber como eu utilizo a moeda. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei ótimo seu tutorial, mas queria saber se vc coloca algo dentro das latas pra "segurar" o álcool?? Tipo Algodão ou algo assim, ou só o alcool líquido?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,eu fiz e coloquei um algodão encharcado com álcool e depois de fechado eu completei com álcool combustível,a questão é que demorou muito pra pegar fogo

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,eu fiz e coloquei um algodão encharcado com álcool e depois de fechado eu completei com álcool combustível,a questão é que demorou muito pra pegar fogo

    ResponderExcluir