blogarama.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Barracas, tantos modelos!


Olá! Hoje vou falar começar uma série de 5 posts falando um pouco sobre barracas.  Neste primeiro post vou falar dos modelos encontrados no mercado nacional e internacional.

Vou começar pela velha e pesada:

- Canadense: ela tem tudo o que uma barraca não deve ter: peso (mais de 10kg) , pois suas armações normalmente são de aço, e é extremamente chata de montar, sendo necessário duas pessoas ou uma com um bom tempo livre. Essa barraca era muito utilizada antigamente, eu lembro do trabalho que dava, mas hoje já esta em desuso perdendo lugar para tecnologia.


- Tubular: Normamente usadas em aventuras solos. Barraca extremamente leve, e fácil de montar. É bastante resistente a ventos e chuvas. Mas não são aconselhadas para uso em terreno muito duro, pois sem um bom sistema de amarração (espeques) esta barraca simplesmente não fica em pé.

- Iglu: a mais difundida hoje no mercado. Ela é composta por duas varetas que se cruzam formando um iglu. Extremamente fácil de montar, leve, e relativamente resistente a ventos e chuvas. Consegue-se encontrar um modelo para 3 pessoas com media de 4 a 5kg.


- Rede de bivaque: a rede de bivaque não é exatamente uma barraca, mas para mim entra nesta categoria já que fornece abrigo. Ela está ganhando grandes admiradores, principalmente o aventureiro sem dinheiro e o aventureiro leve. Pesando entre 700g e 1,5kg é extremamente leve e fácil de montar, só amarrar entre duas arvores e esticar o toldo.

- Geodastica: este modelo esta em grande ascensão tomando o espaço da iglu, ela é normamente composta por 3 varetas, muitas vezes de alumínio aeronáutico, material mais leve e resistente que a fibra de vidro.  Este modelo é extremamente resistente a vento, chuva, neve. Ótima pedida para ambientes inóspitos.

- No próximo post vou falar um pouquinho dos diferentes tipos de materiais e acabamentos encontrados no mercado.

Até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário