blogarama.com

quinta-feira, 23 de abril de 2015

23 de Abril Dia Mundial do Escoteiro



Fala Galera

Hoje quero deixar meus parabéns aos  cerca de 40 milhões de escoteiros espalhados pelo mundo, pelo seu dia, hoje 23 de Abril é o dia Mundial do Escoteiro. 

Mas o que é o escotismo? Vamos contar um pouco de sua historia. 


Lord Baden Powell 


O escotismo foi criado na Inglaterra no ano de 1907 por  Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, conhecido pelos íntimos como BP. Neste ano ele fez um acampamento na Ilha de Brownsea, com 16 jovens, onde ensinou técnicas de acampamento, observação e sobrevivência, os jovens adoraram, e deste acampamento saiu um livro chamado Escotismo para Rapazes, que virou a sensação do momento para os jovens da época, que compraram o livro e foram se aventurar no mato, e com isso começou as essências do escotismo. 
Os jovens gostaram tanto da ideia, que começou a se formar patrulhas por todo o país e a se espalhar pelo mundo chegando a o Chile em 1908 e ao Brasil em 17 de abril de 1910, no Rio de Janeiro. 
Mas chega de historia e vamos a fatos, O que é realmente o Escotismo? 

O Movimento escoteiro é uma instituição sem fins lucrativos e movida pelo trabalho voluntário de milhões de pessoas. 
Todo o Movimento Escoteiro se baseia na Promessa Escoteira e nas Leis Escoteiras, ambas aceitas quando o jovem, ou nem tão jovem assim aceita sua promessa. 

Mas e o que o jovem faz no Movimento? O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela ação, valorizando o treinamento para a autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, desenvolvendo os hábitos da observação e dedução. 

Aprender a trabalhar em equipe, em cada Grupo Escoteiro, os jovens são divididos em Ramos: Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, e dentro deste ramo existe toda uma hierarquia a ser seguida, aprendendo a sim, o trabalho em grupo e o respeito ao próximo. 
E é claro a vida ao ar livre!!! Centenas de aventureiros espelhados pelo Brasil e pelo Mundo começaram a se aventurar com o Escotismo, onde eles apreenderam a acampar, montar uma fogueira, cozinhar sem panelas, a fazer nós e amarras e algumas coisas mais radicais como rapel, escalada, e trekking, aprendendo a controlar o medo e tentas outras possibilidades,. 
Com o escotismo você amplia seus horizontes e aprende a se conhecer, sabendo suas capacidades e limites, e sabendo que o mundo está a sua disposição para ser explorado. 



Alguns fatos interessantes: 

- Hoje existem em media 40 MILHÕES  de Escoteiros pelo mundo. 
- Somos a maior organização sem fins lucrativos no mundo
- Só não estamos em 6 Países de todo o Globo. 
- Em 2007 o escotismo completou 100 anos, onde foi realizado O 21° Jamboree Mundial onde tinha mais de 42 MIL Jovens e Adultos acampados sendo este o maior da historia segundo o Guiness Book.
- Alguns famosos Escoteiros: Elizabeth II (Rainha da Inglaterra e seus Filhos) Jacques Cousteau (biologo francês), Tony Blair, Barack Obama, Itamar Franco, Paul McCartney, Bear Grylls, J.K. Rowling (escritora inglesa), Neil Armstrong, Walt Disney entre tantos outros 

Duvidas Frequentes!!!

- Com que Idade posso entrar no Ramo? a partir dos 7 anos indo até o infinito e alem 
- Como devo me vestir para a primeira reunião? tênis, bermuda jeans e camiseta branca esta ótimo para começar
- Pago alguma coisa? Como o trabalho é voluntário e sem fins lucrativos, os grupos normalmente cobram um valor simbólico para poder fazer funcionar a parte administrativa. 
- Sou pai e quero entrar junto com meu filho, posso? Claro que pode, como será muito bem vindo, pois a maioria dos grupos tem dificuldades em conseguir membros adultos. 
- Como acho um Grupo Escoteiro perto da minha casa?  no Link a seguir tem uma lista de todos os Grupos Escoteiros do Brasil http://escoteiros.org.br/grupos_escoteiros/
- Para mais informaçõeshttp://escoteiros.org.br 

E você que gosta de se aventurar pelo mundo, é escoteiro? Pois uma vez escoteiro sempre escoteiro! Conte para a gente suas experiências no escotismo, e qual o seu Grupo Escoteiro!

Agradeço especialmente ao 35° G.E. Nossa Senhora das Neves, por ter me proporcionado tantos momentos especiais, ajudando a formar quem sou hoje, e agradeço especialmente a pioneira Maria Alice que disponibilizou o video e continua desenvolvendo um trabalho muito bacana no 35° G.E. N.S. Neves

Abraços, SEMPRE ALERTA e até a próxima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário