blogarama.com

sábado, 31 de março de 2012

Uso do seu material!!!

www.altamontanha.com.br


O post de hoje, vou falar um pouco sobre a importância de saber utilizar todo o seu material.

Vou começar com um exemplo muito simples. Você comprou uma barraca nova, não montou ela antes em casa, e foi fazer uma caminhada de três dias. O primeiro dia de caminhada foi mais longo que o esperado, e você chegou à noite no lugar do acampamento, onde estava ventando muito e dando sinais de chuva. Você começa a montar a barraca correndo, mas aquela barraca que era para ser moleza de montar, se torna um inferno. Está escuro, ventando, você está cansado e para melhorar está prestes a chover. Isso sem contar o risco de estar faltando uma vareta ou qualquer outra parte da barraca.

Esse é um caso muito comum, que já vi muitas pessoas fazendo inclusive eu. Nos temos a sorte de na maior parte do Brasil nosso clima ser muito quente. Molhar todo seu equipamento ou passar uma noite na chuva no nordeste não vai te matar, provavelmente só um friozinho e quem sabe uma gripe depois. Mas se você estiver no inverno no sul do país ai a estória começa a mudar. Já que por lá temos temperaturas negativas. Se for falar em regiões de montanha ai sim você está F... Em vez de tentar montar a barraca, cava uma cova, que é mais útil.

Vou dar outro exemplo simples. Lendo em vários blogs, o pessoal fala para levar, bisturi, e linha de sutura, no seu kit de primeiro socorros! Vocês estão pensando em fazer uma cirurgia no meio do mato?

Não adianta se alguma coisa grave acontecer você tem que ir direto para um hospital e não dar uma de medico. Só leve material assim, se você souber usar! Pois facilmente você pode piorar a situação. E quando falo de souber usar, não estou falando de um curso de final de semana de primeiro socorros. A lei brasileira fala, que se você prestar socorros, e piorar a situação a culpa é sua e você pode ser julgado por isso.

Por isso galera, conheçam seus materiais de olhos fechados, pois isso pode te evitar muito problemas, e se não souber usar, não leva.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Review da toalha Packtowl Personal da MSR


Bem pessoal, hoje irei fazer a review da toalha Packtowl Personal da MSR.

Especificações do fabricante:

- Material: 85% poliéster e 15% nylon

- Tamanho: 42cm x 92cm

- Peso: 115g

- Preço: CAD $19,00  

Estou usando a Packtowl Personal, e mais de uma semana. E agora vou colocar os resultados.

Eu, como muitos que nunca tiveram toalhas de microfibras, criei uma expectativa muito grande em relação a ela. Principalmente em relação ao tempo necessário para secar.

 O tempo necessário para secagem é de mais ou menos 6 horas.  Onde tomei banho me sequei com a toalha, torci o excesso de água e estendi-a em um cabide. No meu quarto a temperatura media é de 20°C. O que é um pouco abaixo da media na maioria do Brasil, e sem vento.

Outro ponto que achei importante, como é estranho se secar com a Packtowl Personal, ela é estranha no corpo, meio lisa, mas que gruda no corpo. Absorvendo muito a água, mas sempre deixando o seu corpo meio úmido, quase nada.

Em relação ao tamanho  escolhi o tamanho grande, mas a Packtowl Personal vem em 4 tamanhos, P 23 x 35cm, M 31 x 51cm, G 42 x 92c, e a GG 64 x 137cm. Escolhi a grande por ser um pouco maior do que a toalha de rosto que normalmente levo. Mas com peso e volume bem menores, 30 x 50cm e 170g.

Em comparação com o tempo de secagem entre a Packtowl Personal e a minha toalha de rosto, a Packtowl ganhou por mais ou menos 2,30 horas de diferença. Mas em conforto ao secar a toalha de rosto ganhou em disparada.

A diferença entre uma toalha de rosto e a Packtowl é mínima, por isso acho que em custo beneficio vale mais ficar com uma toalha de rosto, mas se você não troca uma toalha grande para se secar, vai de Packtowl porque ai sim a diferença entre uma e outra é absurdo principalmente em relação ao volume.

Espero que tenham gostado, qualquer duvida ou reclamação é só falar.

domingo, 25 de março de 2012

Bacon crocante! Super Fácil!


Bem pessoal, hoje irei mostrar como levar para sua aventura uma paixão mundial, o bacon. Em alguns tipos de bacon não é necessário à refrigeração, mas porque não já levar um bacon crocante, leve e pronto para consumo?
É muito simples de fazer leva mais ou menos 3 minutos para ficar pronto. E dura um bom tempo.

Você só irá precisar de:
Bacon Crocante:
1 prato
3 folhas de papel toalha
Microondas
E é claro bacon.
1)      Você forra com papel toalha um prato, e distribui o bacon em fatias por todo o prato. E forra com a segunda folha de papel toalha.
Bacon cru
2)      Coloca por 1min e 30s no microondas.
Bacon 1,30min cocção

3)      Veja como está ficando, após isso vá colocando de 30 em 30 segundos sempre conferindo para não secar demais.
Bacon com 2,30min cocção

4)      Quando atingir a consistência bem crocante e sequinha. Retire do prato e coloque sobre outro papel toalha para absorver um pouco mais da gordura.

5)      Quando esfriar é só guardar em um saquinho bem fechado. E está pronto para consumo. 
bacon crotante proto para uso

É simples assim. O bacon  crocante fica muito mais leve, e fácil de usar já que não precisa mais de cocção ou de ser picado. Só tendo que ser adicionado ao prato final. Nos próximos posts irei colocar algumas ideias de como usar o bacon crocante.


Até a próxima.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Geocaching uma aventura diferente!


Olá, hoje irei falar um pouco de uma atividade não muito difundida no Brasil, mas que é muito praticada no exterior, chamada Geocaching. E como todo aventureiro gosta de uma aventura, por que não ter uma ao caminho do seu trabalho, ou num dia que não da para ir para mata?
Um cache escondido
O Geocaching é a caça ao tesouro dos dias atuais, munido de um GPS e coordenadas, você ou seu grupo, percorrem diferente e inusitados caminhos.
Pedra falsa do geocaching
É muito simples de participar, primeiro você precisa fazer o cadastro grátis no site da Geocaching. Onde você poderá pesquisar caches (tesouros), próximos da sua localização ou em uma região que você ira viajar. No Brasil a o site da Geocaching Brasil.
"tesouros" de um geocaching
É muito simples, os caches podem ser de vários tamanhos, do micro ao grande, e normalmente esta escondido em um ponto turístico, em algum lugar histórico ou bonito, tanto na cidade como fora dela.

Depois de se cadastrar é só se divertir, quando localizar um cache, dentro dele você pode encontrar de tudo, brinquedos, moedas, chaveiros, pins, qualquer coisa. E você pode trocar por qualquer coisa que você tiver, sempre tentando manter os mesmo valores, claro.  Após achar seu cache, você deve entrar no site e registrar seu achado.
Um geocaching bem recheado
Existem também os chamados tracktables, estes são pequenas placas com um código único. E cada track tem um desejo, viajar de uma cidade a outra, ou dar uma volta ao mundo, coisas do tipo, e claro que você pode ajudar a realizar este desejo. Só registrar que retirou o tracker de um cache e colocou em outro.

Tag de um tracktable
Mas o que eu acho mais interessante sobre o geocaching, é que você provavelmente irá conhecer lugares que você nunca pensou em ir, ou descobrir esconderijos que você nunca sonhou que existiria, você pode estar passando todos os dias em frente de um cache e nunca desconfiar disso.
Outro visual perfeito, no caminho de um geocaching

E por que não juntar amigos ou familia, à caça dos caches? é uma otima diversão para toda familia, as crianças adoram!!!

Famila reunida à caça de um geocaching, diversão garantida!
É claro que você também pode criar seus próprios caches após você ganhar alguma experiência, claro. Mas isso fica para outro post.




terça-feira, 20 de março de 2012

Quem disse que não dá para comer sorvete no mato?!



Hoje estava um dia chuvoso e bem frio por aqui, e como não tinha nada para fazer e não queria ir para casa. Fui bater perna na loja Mountain Equipament, minha loja preferida aqui em Vancouver. Andando pela seção de liofilizados, e pensando em o que escrever no post de hoje encontrei estes sorvetes liofilizados (produto congelados a baixas temperaturas e alta pressão) da Mountain House, não resisti a comprei.


Eles vem em embalagens de 1 unidade com 21g cada. Eles são bem calóricos, já que são feitos de sorvete. Cada embalagem contem 110 calorias, 5g gorduras, 0,3g gorduras saturadas, 20mg colesterol, 35mg sódio, 14g carboidratos, e 11g açúcar. Esta é uma excelente opção para uma sobremesa. Mas infelizmente não achei nenhum fornecedor da Mountain House no Brasil, se alguém souber avisa ai!!!

Eles são bem legais de comer, a textura lembra um pouco a do suspiro, ficam grudando nos dentes é até divertido de comer. Já o gosto lembra bastante um sorvete, o sabor que eu escolhi foi o napolitano. O sorvete de chocolate parece que você esta comendo um pedaço de chocolate mesmo, já o de creme eu particularmente não curti, só tem gosto de leite meio gorduroso, e o de morango também é bem gostoso como qualquer sorvete de morango. Eu paguei míseros  CAN $2,40 (dólares canadense).

Por hoje é só, inté!

domingo, 18 de março de 2012

Espiriteira, todo mundo pode ter a sua!


 Fala Galera

Como todo aventureiro que se preze, gosta de economizar. Hoje irei mostrar como você pode fazer sua espiriteira com latinha de refrigerante. É super simples, rápido e barato de fazer. Evitando os gastos absurdos que são os fogareiros em nosso país.
Material:
2 lata de refrigerante ou cerveja do mesmo modelo
1 caneta
1 moeda de 1 centavo ou 10 centavos 
1 canivete suíço
Ou
Uma tesoura e um prego pequeno

1)      Primeiramente iremos fazer a marcação na ”bunda” da lata. Onde iremos furar para criarmos a boca do fogão e o furo no meio da lata para recarga da espiriteira. Tente fazer isso o mais distribuído possível e padrão possível. Para ter uma chama bem distribuida.


2)      Após fazer a marcação fazermos os furos usando o escariador do canivete ou o prego. Tente fazer todos os furos do mesmo tamanho.


 3)      Agora faremos a marcação para poder cortar. Eu marquei aqui mais ou menos 3,5cm. Não aconselho o tamanho do fogão passar de 4cm, se não demora muito para acender, e gasta mais combustível.


 4)      Cortar as latas o mais padrão possível.


 5)      Encaixar uma na outra, lembrando que a lata com os furos fica por dentro. Está pronto, agora é só testar.

moeda utilizada para tampar o buraco de abastecimento
6)      Como combustível da sua espiriteira, você utilizara álcool 92°, encontrado não tão facilmente em supermercados,  podendo usar álcool automotivo sem problemas, queima ainda melhor)  Para acender a espiriteira, deve colocar 3 tampinhas de álcool, pelo buraco central, colocar a moeda tapando o buraco central, espalhar ¼ de tampa em volta dela para poder dar o aquecimento inicial. Após o álcool começar a ferver você ira observar que a cor da chama muda de amarelo para azul. Nessa hora é só começar a cozinhar.

LEMBRANDO SEMPRE: as crianças não devem tentar fazer suas espiriteiras, sem a supervisão de um adulto, pois sempre existe o risco de um acidente. E mesmo os adultos devem prestar atenção no que estão fazendo.
Outra coisa importante, nunca use sua espiriteira dentro de barracas ou em casa, para evitar o risco de incêndio.
Esperam que vocês se divirtam fazendo esse modelo simples de espiriteiras.
Até a próxima.

sábado, 17 de março de 2012

Tomate seco caseiro!

Olá pessoal hoje vou falar sobre como fazer tomate seco. Uma ótima pedida para diminuir o peso e os gastos com a comida em sua aventura. É muito simples, só é preciso paciência.
Receita de tomate seco
1kg tomates maduros (o italiano é melhor).
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de açúcar
Ervas da sua escolha opcional
1-      Lave bem os tomates, e deixe escorrer o excesso de água.
 
2-      Corte os tomate em 8 partes no sentido do comprimento, assim ele demora um pouco mais para secar mas gruda menos. Nos testes cortei em rodela também. Assim seca mais rápido, mas gruda mais.

3-      Distribua os tomates com a casca para baixo em uma forma forrada de papel alumínio ou papel manteiga.
4-      Espalhe o sal, o açúcar e as ervas sobre todos os tomates por igual. 
5-      Leve ao forno na temperatura mais baixa possível, o aconselhado é por volta de 110°C. Se o seu forno, não tiver uma temperatura tão baixa deixe a porta um pouco aberta com uma colher de pau.
6-      Agora é só esperar. Demora, por volta de 3 a 4 horas. Vá conferindo de hora em hora para não queimar.
7-      Após estiver bem seco, vai estar duro. Retire do forno e deixe esfriar.
8-      Pique tudo e guarde em um saco bem fechado sem ar dentro.


Este tomate bem seco, dura por volta de um mês. Mas se você quiser fazer em quantidade para aproveitar o forno, separe a quantia que você ira usar na sua viagem, e coloque o restante em um pote de vidro esterilizado e cubra todo o tomate com azeite morno. Se desejar pode adicionar mais ervas, e assim você tem um tomate seco em conserva caseiro delicioso e o melhor, super barato.
Esse tomate pode ser usado como um tomate normal para cozinha. Pode hidratar antes com um pouco de água. Nos próximos post irei dar algumas ideias de como usar o tomate seco.

Inté a próxima!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como escolher sua barraca?

Todos ficam em duvida quando vão comprar qualquer equipamento novo, e com a barraca não é diferente. Por isso vou dar algumas dicas que irão ajudar na hora da escolha. Desculpem mas o post ficou meio grande.  

Você deve fazer algumas perguntinhas básicas quando for comprar a sua nova barraca.

A primeira e mais importante pergunta é aonde vou usar? Camping? Praia? Mata fechada? Alta montanha?  

Esta pergunta ira ajudar a definir quais características você precisa para poder escolher o modelo.

altamontanha.com
Uma barraca 4 estações, é indicada para o fim do mundo, pois aguenta ventos, chuva, neve, tudo isso ao extremo. O que na maioria das vezes não ocorre no nosso país. Normalmente estes modelos, são mais pesados e mais caros. Se você for para o exterior como Patagônia, Himalaia, qualquer coisa do gênero essa é a sua pedida.  

E o segundo modelo é o 3 estações, este normalmente te protege contra chuva, vento e até neve mas não ao extremo. Mas acho que para o Brasil este modelo é mais que suficiente e o mais encontrado.

Depois que você decidiu qual é o modelo que você precisa vamos às características.

Quantas pessoas vão dormir na barraca? Isso é muito importante saber, pois não tem lógica levar uma barraca de 8 pessoas para 2 dormirem ou uma de 2 para 8 dormirem. Mesmo em campings, alguns deles cobram a mais se sua barraca for muito grande, já que ocupa mais espaço.

Depois de definir quantas pessoas dormirão na barraca. Você precisa olhar o que os fabricantes chamam de coluna de água. Para mim este item é o mais importante, se você escolher bem o local da sua barraca e montar ela bem fixada ela resiste a vento, mas não tem nada que faça resistir a chuva, só se montar dentro de casa.

A coluna de água é como os fabricantes definem quanto à barraca é resistente a chuva, e vem numerada em milímetros. Como em 90% do Brasil chove, e chove MUITO! Procure uma barraca com uma coluna de água de no mínimo 1500mm.
barraca teto simples

Outra duvida constante com um teto ou com teto e sobreteto? Todas as barracas que conheço de um teto, tem uma coluna de água relativamente baixa, entre 800 a 1000mm. Por isso prefiro a com teto e sobreteto. Apesar de ser mais pesada e um pouco mais chata de montar.
barraca com sobreteto e avanço

Uma coisa que sempre procuro ter em minhas barracas é um avanço ou também conhecido como varanda. Que nada mais é do que um puxadinho do sobreteto da barraca. Ele é muito útil para deixar botas, material de cozinha ate mesmo mochilas protegidos, mas fora da barraca. E se possível procure uma barraca com duas entradas, isto melhora a circulação de ar dentro da barraca, evitando que sua barraca vire uma sauna.
barraca mansão

E claro por ultimo, mas não menos importante peso! O peso esta diretamente ligado ao tipo de uso e conforto que você deseja. Para uso em camping peso não é um diferencial, já que vai tirar do carro e montar. Já se você vai usar em trekking ou grandes jornadas peso é o principal obstáculo.  Hoje se encontra barracas de 1 ou 2 pessoas com até 2kg.
barraca 1 pessoa

Uma coisa que acho importante deixar claro, sempre compre o melhor equipamento que você pode pagar. Não adianta pagar R$800,00 numa barraca e depois não ter dinheiro para ir acampar. Eu como muita pessoa por ai começei a acampar com uma delta 3. Passei alguns perrengues, mas sobrevivi, e hoje tenho mais estórias para contar. Isso falando em Brasil onde não temos clima extremos, NUNCA vá a alta montanha com uma delta 2 ou você esta F....!!! Por isso se é a sua primeira barraca e você não tem experiência ou não sabe se você vai curtir mesmo, comece com um modelo mais barato e vá aprimorando seu equipamento aos poucos.
delta 3

Por hoje é só.



 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Pães, qual levar?

Olá, hoje vou falar de um assunto bem simples, mas que muitos não pensam quando vão comprar. Qual o melhor tipo de pão para levar para acampamento ou aventuras?
Existem dezenas de tipos de pães facilmente encontrados no mercado. Quero deixar claro que não existe um tipo de pão errado para levar para suas aventuras, mas alguns têm algumas características uteis e outros nem tanto.

Primeiramente vou falar dos pães que não aconselho:

Pão Francês: extremamente saboroso, mas que amassa facilmente e fica duro em um ou dois dias.

Pão de forma: tem boa durabilidade, mas amassa facilmente e tem grande volume. Para matar a fome é preciso comer várias fatias.

Pão de cachorro quente ou hambúrguer: tem basicamente os mesmos problemas do pão de forma.

Agora vamos falar um pouco dos pães que eu aconselho levar.

Pão sírio: pão muito durável e ocupa um espaço mínimo, não tem problema de amassar, pois já são achatados.

Pão italiano: este pão é excelente, dura dias, é saboroso e satisfaz a fome facilmente. Tem um volume maior que o pão sírio.

Pão ciabatta: também de origem italiana. Tendo quase as mesmas características que o italiano, sendo um pouco mais macio.

Também gostaria de lembrar, que sempre que possível leve pão integral ou de grãos, além de ser mais saudável, ele dá uma sensação de satisfeito por mais tempo pelo alto teor de fibras. 

Outra coisa importante, se o pão estiver mofado, mesmo que só uma parte, descarte todo ele, pois todo o pacote estará contaminado. E como em uma aventura sua imunidade já estará sendo atacada de todos os lados, má alimentação, frio, chuva, sol, calor, noites mal dormidas, não de mais uma ajuda para estragar sua diversão.

 Por hoje é só isso mesmo. Até a próxima.